11-2368-9824 Segunda - Sexta 8:00 - 17:30 Av. Marques de São Vicente, 576 - 17° andar - Barra Funda - SP
Sigam nossas redes sociais!

O que significa acuidade visual?

A acuidade visual é a clareza e nitidez de sua visão. Isso varia muito de pessoa para pessoa e, em muitos casos, pode ser tratado com óculos graduados.

GERENCIANDO ACUIDADE VISUAL

A falta de acuidade visual pode ser devido a uma condição ocular, como miopia ou hipermetropia, presbiopia ou astigmatismo. Essas condições são facilmente tratáveis ​​com óculos graduados. Gerenciar a acuidade visual é especialmente importante para os motoristas. Para dirigir com segurança, sua visão deve passar pelo padrão mínimo de visão definido pelo DVLA. Certas ocupações exigem padrões mais elevados.

SINAIS DE VISÃO SUBNORMAL

Os sinais de que você pode ter um problema incluem perda de visão central – pontos cegos aparecem no centro do campo de visão; perda de visão periférica (‘visão em túnel’) – incapacidade de ver para o lado; visão turva – os objetos aparecem fora de foco ou turvos em certas distâncias; visão noturna deficiente e sensibilidade ao brilho.

CONDIÇÕES OCULARES RELACIONADAS

A visão subnormal pode resultar de uma série de condições ou lesões, como diabetes ou uma lesão cerebral. Também pode estar relacionado a outras doenças oculares, listadas abaixo.

GLAUCOMA

Glaucoma é um grupo de doenças oculares nas quais o acúmulo de fluido ocular danifica o nervo óptico.

Diagrama mostrando a diferença entre um olho com visão normal e um olho com glaucoma

CATARATAS

A catarata ocorre onde manchas turvas se formam no cristalino do olho.

DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA À IDADE (AMD)

AMD é a perda gradual da visão central devido ao deterioração da mácula – a parte da retina responsável pela visão central – ao longo do tempo.

Um exame oftalmológico é um exame de saúde vital. Ele pode detectar e prevenir condições que podem prejudicar sua visão – e leva apenas cerca de meia hora.

O QUE É VISÃO 20/20?

O oftalmologista holandês Dr. Hermann Snellen desenvolveu seu gráfico ocular com letras de tamanhos diferentes em 1862, especificamente para medir a acuidade visual. O termo visão 20/20 é uma referência a estar a 20 pés de distância do mapa ocular. Quando a métrica assumiu, esse termo foi substituído por visão 6/6, já que o teste é realizado a 6 metros de distância. Ter uma visão 20/20, ou 6/6, significa que você pode ver a mesma linha de letras a 6 metros que uma pessoa com visão normal também pode ver a 6 metros, mas isso não significa que você tem uma visão perfeita. O teste não leva em consideração a visão periférica, a definição da cor ou a profundidade de sua percepção. Todos estes são parte de um exame de olho completo e pode ajudar seu oftalmologista a identificar quaisquer condições oculares e a melhor maneira de corrigir sua visão, se necessário.